Os efeitos colaterais da gravidez sobre os quais ninguém fala

Outra triste verdade: as estrias da gravidez não se limitam à barriga. De acordo com Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), essas marcas podem aparecer nos seios, bumbum, coxas… em qualquer lugar onde você ganha peso rapidamente. Eles aparecerão repentinamente como listras vermelho-púrpura furiosas e, eventualmente, desaparecerão para se misturar melhor à sua pele após o parto, mas não desaparecerão completamente. (As estrias não devem ser confundidas com varizesque são veias inchadas e retorcidas que ficam logo abaixo da pele e geralmente ocorrem nas pernas.)

Você cochila, você ronca

Não é nenhum segredo que o sono se torna difícil quando o bebê aparece em cena, mas capturar Zs durante a gravidez também não é uma tarefa fácil. Se você dorme nas costas ou na barriga, mude para um posição de dormir de lado pode levar algum tempo para se acostumar. Depois, há a barriga crescente que afeta sua postura de sono, causando dores nas costas e quadris doloridos que dão vontade de se mexer e virar. Alterações hormonais e bexiga comprimida podem aumentar a micção e fazer com que você vá ao banheiro pelo menos uma vez por noite. Bônus: mesmo que sua bexiga não esteja estourando, alterações no assoalho pélvico podem causar incontinência, o que fará com que você precise ir ao banheiro com mais regularidade.

No entanto, nenhuma dessas queixas é tão estranha quanto o ronco que afeta muitos futuros pais. Shalini Paruthi, MDcodiretor médico do Centro de Pesquisa e Medicina do Sono de St., diz: “Cerca de 30% das grávidas apresentam ronco devido a alterações hormonais, ganho de peso e retenção de líquidos, o que pode causar inchaço nas vias aéreas superiores”. Enquanto isso, acalme seu motor noturno elevando a cabeça com um travesseiro e dormindo de lado (uma obrigação durante a gravidez, de qualquer maneira).

Mesmo que o ronco seja considerado normal, informe o seu médico se você estiver roncando ou sentindo falta de ar, pois isso pode ser um sinal de apnéia do sono. “A apnéia do sono pode causar mais problemas durante a gravidez”, alerta o Dr. Paruthi. “Os principais sinais de alerta para gestantes incluem sonolência diurna e dores de cabeça matinais, além de roncos, engasgos ou respiração ofegante durante o sono.”

Doente de manhã, meio-dia e noite

Enquanto enjoo matinal pode parecer tão comum para a gravidez quanto inchaço, alterações de humor e dores nas costas, você pode se surpreender ao descobrir que seu nome é um pouco enganador. “Enjôo matinal” é um termo cruel e impróprio perpetuado por plebeus desconhecidos. O fato é que a maioria das grávidas sente algum grau de náusea e um olfato super apurado durante a gravidez, e isso definitivamente não se limita às primeiras horas da manhã. Náuseas e vômitos leves a moderados a graves podem ocorrer diariamente – e todas as noites – a qualquer hora ou o tempo todo. Muitos pais que dão à luz também sentem azia, o que só torna a alimentação ainda mais desagradável.

Embora os enjôos matinais geralmente desapareçam após o primeiro trimestre, não espere acordar repentinamente sentindo-se fabuloso no quarto mês. A náusea desaparece gradualmente em momentos diferentes para pessoas diferentes. Para a minoria azarada, durará durante a gravidez.

A melhor maneira de acalmar seu intestino é sempre manter algo dentro dele. Aproveite a oportunidade para comer, mesmo que seja uma pequena quantidade, quando os desejos surgirem. Quando a comida parecer abominável, coma biscoitos ou outros petiscos leves para manter o vômito sob controle. Logo pela manhã, ao longo da jornada de trabalho e até antes de dormir, continue comendo e bebendo água. Existem também vários pequenos remédios por aí – pulseiras, pirulitos, guloseimas de gengibre e muito mais – que podem oferecer alguma redução. Caso contrário, você estará praticamente esperando a fase difícil passar até se sentir recuperado.

Nota: Se você está tão doente que não consegue segurar nada, você pode estar sofrendo de uma complicação na gravidez hiperêmese gravídica, ou náuseas e vômitos extremos da gravidez. Mantenha seu médico informado sobre sua situação. Eles podem oferecer medicamentos e querer monitorar seu peso e ingestão de água. (Você pode até precisar ir ao hospital para receber fluidos intravenosos se a situação ficar desesperadora.)

Espelho, espelho, na parede: que diabos?

Você deve ter ouvido falar que uma abundância de vantagens de beleza está a caminho a partir do momento em que você vê o teste de gravidez positivo. É verdade; algumas pessoas brilham com a gravidez, parecendo mais lindas do que nunca. Existem, tipo, cinco deles. Todo mundo fica com oleosidade, ressecamento, acne, aumento da sensibilidade e manchas escuras.

Embora a maioria dos medicamentos para acne (cremes, absorventes, pílulas) estão fora da mesa até depois da data do partoexistem linhas de cuidados com a pele específicas para gravidez que funcionam bem e não prejudicam o bebê.

Para ressecamento e sensibilidade, hidrate frequentemente com produtos inócuos e seja extremamente cauteloso ao sol. Bálsamo labial com FPS também ajuda a preservar quem beija.

O manchas escuras marcando os rostos de muitas gestantes são melasma, ou a “máscara da gravidez”. Dr. Hamilton diz que a predisposição genética, os hormônios da gravidez (estrogênio e progesterona) e a exposição aos raios UV são os culpados por essa pigmentação irregular. Sua melhor defesa é uma excelente proteção solar. Dr. Hamilton recomenda selecionar um protetor solar que inclua óxido de zinco. “Após a gravidez”, diz o Dr. Hamilton, “cremes clareadores, peelings químicos e tratamentos a laser podem ser adicionados à aplicação religiosa de proteção solar” para reduzir o aparecimento de melasma.

O cabelo também fica desgrenhado – muitas mulheres grávidas exibem cabelos mais cheios e saudáveis ​​como um sinal precoce de gravidez – mas outras notam mudanças aleatórias que não esperavam. Eu, por exemplo, vi meu cabelo loiro ficar acinzentado e todo o shampoo roxo do mundo não conseguia recuperar minha cor ideal. Uma amiga minha com cachos em espiral teve seus cabelos frouxos pela primeira vez. Tudo tem a ver com hormônios. Se você passou por mudanças de tom ou textura, aceite novos estilos por enquanto e volte para ver como fica seu cabelo após o período pós-parto. Sua touca pode voltar ao normal ou você pode estar procurando uma nova opção para sempre.

Montanha Russa do Desejo

Seu é provável que a libido diminua e suba e diminua novamente durante toda a gravidez. No primeiro trimestre, as náuseas e a exaustão podem deixá-lo preocupado, mas no segundo trimestre, alguns futuros pais desfrutam de um renovado rugido de desejo à medida que a energia aumenta, as náuseas diminuem e os hormônios aumentam. Sexo durante o segundo trimestre pode significar megaorgasmos devido ao aumento do fluxo sanguíneo para a região, mas você pode dizer ao seu parceiro que tudo se deve à habilidade.

Mais tarde, no terceiro trimestre, você terá que enfrentar uma barriga grande, então o posicionamento sexual pode exigir um pouco de criatividade. É provável que seu desejo diminua à medida que o desconforto aumenta e o sono se torna um prêmio indescritível – mas sempre atraente. Além disso, existe o efeito colateral comum do vazamento. Por mais perturbador que possa parecer, o toque do seu parceiro pode provocar vazamento nos seios no final da gravidez. Riam juntos; sexo é uma aventura a qualquer hora, mas certamente ainda mais quando você está grávida.

Posts Similares