O que acontece com o cordão umbilical do bebê após o nascimento?

Você tem sonhado com esse momento nas últimas 40 semanas (mais ou menos) – seu filho finalmente está aqui! Mas depois de concluído o árduo trabalho do parto e antes de você se deleitar com a felicidade do recém-nascido, há mais uma peça do quebra-cabeça a ser enfrentada: o cordão umbilical do bebê.

O cordão umbilical serve como tábua de salvação no útero, portanto, atenção especial é necessária à medida que o bebê transita após o nascimento para seu eu independente. Como tal, há muito que os novos pais precisam saber sobre pinçamento, corte e cuidados com o cordão umbilical pós-parto – do coto do cordão umbilical ao umbigo (também conhecido como umbigo do bebê).

Cordão da Vida

Durante cerca de oito meses, o cordão umbilical (totalmente formado por volta das sete semanas de gestação) transporta nutrientes e oxigênio de você para o bebê e devolve sangue desoxigenado e resíduos à placenta. A termo, contém duas artérias umbilicais e uma veia umbilical. Em média, fica em torno 20 polegadas de comprimento.

Após o parto, os vasos sanguíneos do cordão são pinçados e comprimidos para impedir que o sangue flua em qualquer direção. Isto pode ocorrer logo após o nascimento, separando o cordão umbilical da placenta, como tem sido o cuidado padrão em partos hospitalares há décadas. De acordo com Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), é prática recomendada que os médicos clampeiem o cordão entre 30 e 60 segundos após o nascimento.

O seu médico ou parteira usará duas pinças (de metal ou plástico) para reduzir ou impedir que o sangue escape e, em seguida, o seu parceiro ou prestador de cuidados poderá cortar o cordão umbilical entre as duas pinças. Nem o pai nem o bebê sentem qualquer dor quando o cordão é cortado porque, assim como suas orelhas, ele não contém nervosismo.

Fixação retardada

Embora a maioria dos médicos ocidentais ainda faça o clampeamento do cordão um minuto após o nascimento, os profissionais de saúde estão tomando nota de pesquisas que sugerem que o bebê se beneficia com isso. clampeamento tardio do cordão umbilical, ou esperar até que o cordão pare de pulsar para pinçar. Pesquisas indicam que a veia umbilical fecha um pouco mais tarde que as artérias umbilicais, permitindo que o sangue retorne ao bebê nos primeiros minutos de vida, o que pode oferecer um impulso saudável.

Mark Sloan, MD, MPH, pediatra e autor de Dia do nascimento: um pediatra explora a ciência, a história e as maravilhas do parto, escreveu sobre os benefícios do clampeamento tardio do cordão umbilical. “A termo, cerca de um terço do suprimento de sangue do feto reside na placenta. Durante o trabalho de parto e parto, grande parte desse sangue é transfundido da placenta para o recém-nascido, impulsionado pela força das contrações uterinas”, explica. “Essa transfusão continua além do momento do nascimento; se não for perturbada por um a três minutos, a placenta fornecerá cerca de 90 gramas adicionais de sangue ao recém-nascido.”

Estudos demonstraram que uma pequena quantidade de sangue adicional pode beneficiar o bebé de várias maneiras, incluindo proporcionar-lhe uma alimentação saudável. fornecimento de ferro por até seis meseso que é essencial para crescimento e desenvolvimento do cérebro do bebê.

Se você estiver interessado em esperar para pinçar o cordão umbilical do bebê, converse com seu médico sobre a inclusão desta solicitação como parte de seu plano de parto. “A maioria dos médicos fará uma [parent’s] os desejos em consideração, e à medida que os benefícios do clampeamento tardio se tornam mais amplamente conhecidos, muitos hospitais estão a mudar para tornar o clampeamento tardio do cordão um tratamento padrão nas suas unidades de trabalho de parto e parto”, diz o Dr.

Banco de sangue do cordão umbilical

Se você escolheu coletar sangue do cordão umbilical para o banco para sua família ou para doar, isso ocorre entre o corte do cordão umbilical e a saída da placenta. Seu médico coleta a amostra de sangue do cordão umbilical da extremidade do cordão umbilical, que se liga à placenta, enquanto você e seu bebê se unem e permanecem despreocupados.

Depois que o sangue do cordão umbilical for coletado em uma bolsa especial, ele será processado em um laboratório antes de ser armazenado em uma instalação (que pode ser pública ou privada, dependendo da sua escolha). Esse sangue pode mais tarde ser usado para tratar certas doenças, inclusive ajudando a compensar os efeitos colaterais do tratamento do câncer no sistema imunológico.

Cuidados com o coto do cordão umbilical

Independentemente de você atrasar a fixação, uma vez cortado, sobrará um pequeno coto de cordão. De acordo com Academia Americana de Pediatria (AAP), O coto do cordão umbilical do bebê cai algumas semanas após o nascimento e deve cicatrizar sem complicações se o cuidado do cordão seco for praticado e deixado cair sozinho – sem puxar ou cutucar.

Mantenha-o limpo e seco durante a cura (sem álcool isopropílico, que pode matar bactérias úteis) e dê banhos de esponja em seu bebê durante esse período, em vez de colocá-lo em uma banheira com água. Vista o bebê com roupas largas e dobre a fralda para baixo ou faça uma abertura para que não esfregue no coto, permitindo que o ar ajude a secá-lo.

É normal ver algumas gotas de sangue na fralda do bebê depois que o coto cai (da mesma forma que uma crosta pode sangrar um pouco). No entanto, o Notas AAP que se a área do cordão tiver uma secreção amarelada, você notar vermelhidão ou inchaço ao redor da base do coto do cordão, aparecer uma protuberância rosa úmida (granuloma) ou o bebê chorar quando você tocar o coto do cordão umbilical ou a pele ao redor dele, isso pode ser sinais de infecção do cordão umbilical. Se os sintomas não desaparecerem por si próprios ou se o coto não cair após três semanas, procure imediatamente o seu pediatra.

É realmente incrível o quanto o cordão umbilical faz pelo seu bebê à medida que ele cresce e se desenvolve no útero. E até mesmo os cuidados posteriores necessários após o nascimento valem a pena – porque como resultado o seu filho ficará com um umbigo adorável e minúsculo (que também é um lembrete do incrível trabalho do seu corpo).

Posts Similares