Meu filho não escuta, eles podem me ouvir?

Como mãe de três filhos menores de quatro anos, passo muito tempo com outros pais e cuidadores. Atualmente sou mãe que fica em casa, mas tenho formação em audiologia, por isso sou frequentemente questionada por amigas mães sobre como elas podem saber se seu filho tem perda auditiva.

“Ela não escuta nada!”
“Ele me pede para repetir,”
“Minha filha tem um volume e é alto.”

Esses pais não estão errados em se perguntar, pois qualquer um desses sintomas poderia indicar dificuldade em ouvir. Mas o principal aspecto a examinar são as circunstâncias em que esses comportamentos ocorrem.

Imagine que você estava escrevendo um e-mail e seu parceiro entrou e disse “Ei, estou com vontade de comer um sanduíche. Vamos para a delicatessen almoçar! Você pode estar realmente focado na escolha das palavras para o e-mail e demorar para perceber que ele está falando com você.

“Desculpe, o quê?”, você diz, depois de um momento de reconhecimento de que ele está ali.

“Estou morrendo de vontade de um substituto italiano. Vamos para aquele novo lugar na rua.”

Você pensa consigo mesmo: o almoço parece bom e estou querendo experimentar aquele novo lugar. Mas estou no meio de algo que quero terminar. “Tudo bem”, você diz a ele. “Podemos ir em quinze minutos?”

“Não”, ele diz enfaticamente. “Eu quero ir agora.”

Uau, você pensa. Qual é a urgência aqui? Você o ignora por um momento, pensando que talvez possa simplesmente ler este e-mail e enviá-lo.

“Ei! Você está ouvindo? Vamos almoçar!

Agora você está ficando irritado. Ele não consegue ver que você está no meio de alguma coisa?

“Você está me ignorando? Eu realmente quero chegar lá antes da hora do almoço.”

Você levanta um dedo para indicar que precisa de mais um minuto, e ele fica lá, impacientemente, soltando suspiros altos até que você finalmente conclui seu e-mail e espera pelo som sibilante que indica que ele foi enviado antes de fechar o laptop e concordar em caminhar. para a delicatessen.

Agora imagine este cenário novamente, exceto que seu filho está construindo uma casa com magnatis e você é seu parceiro.

É um exemplo bobo e certamente os riscos parecem maiores para a composição do seu e-mail, mas seu filho não vê as coisas dessa forma. Quando eles estão focados em uma tarefa (ou uma tela, ou um lanche) e você chega e quer que eles mudem de assunto para outra coisa, o comportamento deles de “não ouvir” pode se apresentar como uma incapacidade real de ouvi-lo, em parte porque da frustração destas situações.

Aqui estão algumas maneiras simples de pensar sobre o comportamento auditivo e auditivo de seu filho em casa.

1. Quando eles “não ouvem você”, estão no meio de uma tarefa?

Você está pedindo que eles façam algo desejável (tomar sorvete) ou indesejável (ir para a cama)? Se houver uma diferença na capacidade de resposta, não é um problema auditivo.

2. Como está o desenvolvimento da fala e da linguagem deles?

Este é provavelmente o maior indicador. Aprendemos a falar com base na nossa capacidade de ouvir, por isso, se o seu filho tiver fala e linguagem normais, é altamente improvável que tenha alguma dificuldade auditiva. (Eu digo “altamente provável” porque infecções de ouvido recorrentes ou grandes quantidades de cera podem causar perda auditiva temporária.)

Acho que este gráfico é bastante útil ao considerar se um som é esperado em uma determinada idade. Gosto porque representa que existe uma grande variedade de “normais” e que alguns sons são fisiologicamente mais complexos para as crianças aprenderem.

3. Como está o volume da voz do seu filho?

Eles estão modulando para ser (um pouco) apropriado com o ambiente/número de pessoas ao seu redor/urgência de sua solicitação?

Minha filha do meio tem dois anos e muitas vezes sinto que ela fala alto o tempo todo. Mas quando paro para pensar sobre isso, ela costuma falar alto porque está buscando atenção. Quando ela está se sentindo calma e/ou cara a cara, ela consegue falar em um nível normal de conversação.

4. Outros cuidadores ou adultos importantes na vida do seu filho têm preocupações com a audição?

Se o seu filho frequenta uma creche ou berçário, ou passa muito tempo com os avós ou outro cuidador, ele estará bastante sintonizado com a capacidade auditiva.

Geralmente descobri que meus filhos têm o pior comportamento comigo e são muito melhores na creche, portanto, seus professores não experimentam a ausência de capacidade auditiva na mesma escala que eu.

Obtendo ajuda especializada para a audição do seu filho

Se você conseguir resolver esses itens e achar que há motivos legítimos para preocupação, consulte o pediatra do seu filho. Eles podem encaminhar um fonoaudiólogo pediátrico para uma avaliação auditiva diagnóstica. Muitas vezes, são bastante divertidos para as crianças, pois transformamos o teste de audição em um jogo e há muitas luzes, sons e adesivos.

Quando eu era médico graduado em audiologia, lembro-me de sentir que a perda auditiva era um problema solucionável. Não que eu não entendesse por que os pais ficariam arrasados ​​com um diagnóstico, mas apenas porque era uma solução fácil. Aparelhos auditivos ou implantes cocleares em lindas cores vivas, use-os o tempo todo, mágica!

Eu me encolho com isso agora porque conheço as esperanças e os sonhos que todos depositamos em nossos filhos. Queremos que eles estejam bem, queremos eliminar tantos obstáculos quanto pudermos e queremos que se sintam amados e aceitos no mundo. E eu sei que mal consigo manter as meias nos meus filhos, muito menos os aparelhos auditivos.

Minha filha barulhenta de dois anos acordou recentemente em uma manhã de fim de semana e notamos que um de seus dentes da frente estava um pouco cinza. Tornou-se mais pronunciado nos dias seguintes e um dentista finalmente confirmou que estava morto.

“Ela bateu a cabeça recentemente?”

Eu queria responder: “Sim, diariamente. Ela é uma criança,” mas eu apenas dei de ombros evasivamente.

A angústia que senti pelo fato de um dos dentes de leite da minha filha ter ficado grisalho é desproporcional à realidade de que isso não lhe causa nenhuma dor ou angústia ou realmente muda sua vida de alguma forma, exceto que seu sorriso fofo é um pouco menos fofo ou, como o dentista descreveu-o como “feio”.

Portanto, embora eu tenha desenvolvido muita empatia pelos pais de crianças com perda auditiva, sinto a mesma confiança que tinha quando era estudante de graduação sobre a capacidade da tecnologia de aparelhos auditivos e de implante coclear de fazer maravilhas para essas crianças. Mais de 90% das crianças que nascem com perda auditiva nascem de pais ouvintes, por isso isso muitas vezes é um choque. Os audiologistas pediátricos são incrivelmente versados ​​em dicas e truques para navegar na amplificação e em como ela crescerá com seu filho.

Mas antes de entrar em pânico e seguir esse caminho, você pode sussurrar do outro lado da sala: “Você quer assistir Bluey e tomar sorvete?” e veja o que acontece.

Conclusão sobre a perda auditiva em crianças pequenas

No final das contas, se você encontrar um motivo legítimo de preocupação, consultar o pediatra do seu filho é o próximo passo. Um encaminhamento a um fonoaudiólogo pediátrico para uma avaliação auditiva diagnóstica pode fornecer maior clareza.

É essencial lembrar que as soluções para perda auditiva avançaram significativamente e que os audiologistas pediátricos estão bem equipados para orientá-lo em quaisquer intervenções necessárias.

No entanto, antes de tirar conclusões precipitadas, pode valer a pena testar o terreno com um simples convite para ver se a atenção do seu filho muda.

Erin Edwards recebeu seu título de Doutor em Audiologia pela Towson University em 2015 e seu Ph.D. em Educação e Liderança pela Pacific University em 2022. Ela trabalhou com pacientes de todas as idades em diversos ambientes e tem interesse específico em implantes cocleares, a relação entre perda auditiva e demência e cuidados de saúde interdisciplinares. Atualmente, ela é dona de casa e escreve para HearingPeople.com sobre conteúdo que abrange desde condições de perda auditiva, implante coclear e muito mais.

Confira também: Jogos para brincar com seu filho quando você estiver cansado AF

Posts Similares